alquimisticos

sábado, 15 de setembro de 2012

Alguns Aspectos da Prosperidade



O Arcano Rei de Ouros, do Tarô Mitológico, retrata alguns aspectos da personalidade do Rei Midas, que transformava em ouro tudo o que tocava. Revela alguns aspecto-midas da nossa personalidade.
O primeiro é a nossa ambição. Ter ambição. Seja ela com o nome de meta, sonho ou ideal é a força motriz do sucesso. A ambição, originada em nosso imaginário, é apenas 20% da sua própria totalidade. Ela requer os 80% restantes para se materializar, em trabalho árduo, expressado em todo o naipe de Ouros.
Na busca da meta, os conflitos advindos obrigam-nos a tratar dos aspectos indolentes, preguiçosos e procrastinadores do comportamento tais como o hábito de deixar para depois, a necessidade de aprovação, o não ser merecedor, medos originados na infância, as convicções perigosas ao sucesso, a falta de afirmações de positividade, o medo de se ter o sucesso, a cultura financeira do lar da infância e a forma como o genitor (pai) lida ou lidava com o dinheiro.




Outro aspecto é o real desejo escondido na meta: A meta a ser alcançada está atrelada ao poder ou ao amor? Há metas destinadas a se obter poder sobre outras pessoas. Há metas para se obter mais Amor e compartilha-lo com quem se ama. Um pai pode sonhar com suas férias, e seus filhos sonharão também com as férias dele, pois sabem que vão ter mais amor do pai e mais benefícios.
Outro aspecto é redefinir o valor do nosso R$1,00. É saber a natureza e a ecologia do nosso objetivo. Um exemplo: Para cada R$1,00 que o tráfico de drogas fatura, do outro lado, há uma mãe que chora um filho drogado, em médio prazo ocorrerá a morte de um jovem com idade até 25 anos dentro do sistema, deixando uma moça sem perspectiva de um parceiro e a Vida perde a oportunidade de um filho que poderia nascer.
Outro aspecto é a caridade. Entendemos por caridade, a busca por metas que são abundantes no universo para todos, de forma que não venhamos a lutar por algo que pertence por direito ao outro, pois o Midas pede para si algo do próprio Deus.
Outro aspecto é o quanto se deseja para si, no alcance da meta. Sendo a meta 100 e o resultado final 90, a meta foi alcançada?





O Rei Midas já é rico. O olhar-midas aparece no adágio popular “O olho do dono é que engorda o gado”. Devemos focar nosso olhar na busca da prosperidade e da abundância? O mito nos recomenda a olhar para o velho e embriagado Sátiro, quem é ele em nossa vida? Ele representa a nossa pobreza, a nossa pobreza psíquica que se materializa na nossa pobreza física. Olhar e tratar da nossa escassez, privação, carência, necessidades. Ter móveis quebrados, deteriorados em nossa residência não está apenas mostrando a falta de recursos em nossa vida, mas também, o quanto se está quebrado e deteriorado emocionalmente, psiquicamente, o quanto nossa alma está pobre. Prosperidade é o quanto podemos transformar nossa realidade. O olhar-midas é encarar honestamente nossa própria pobreza.
Por fim, avaliar o quanto seremos transformados na caminhada, pois podem advir triunfos amargos, ao invés de alegria e paz esperadas, advém frustração, amargura e solidão.

Silvio Divan – tarólogo-terapeuta
Equipe Alquimísticos

www.alquimisticos.com


Sem comentários:

Enviar um comentário